Hello guys, I’m new to Arduino and I wanted you to check if my project that I’ve made to check a person’s temperature is accurate.
I’ve used 3 leds to indicate how the temperature is growing and used a monitor serial comunication to check exactly the person’s temperature. I have used a tmp36 sensor, but I know this isn’t the most accurate sensor to find int the market. Because of that, I wanted some indications of better sensors to use instead of the TMP36? Thanks for the answers…
The code is bellow:
const int sensorTMP = A0; //declare a variável de leitura do sensor
const float tempPadrao = 20.0; //declare a temperatura ambiente do lugar em que estiver
void setup() {
Serial.begin (9600); //inicializa a comunicação serial
for (int leds = 2; leds<5; leds++){ //este for lê as portas em que todos os leds estão conectados
pinMode(leds, OUTPUT); //declara os leds como output
digitalWrite(leds, LOW); //deixa os leds apagados por enquanto
}
}
void loop() {
int valorSensor = analogRead(sensorTMP); //variável que faz a leitura do sensor
Serial.print("Valor do sensor: "); //mostra no monitor serial o valor lido
Serial. print(valorSensor);
float tensao = (valorSensor/1024.0)*5.0; //conversao da leitura do sensor em tensão V
Serial.print(", Tensao (V): "); //mostra no monitor serial a tensão lida
Serial.print(tensao);
Serial.print(", graus Celsius: "); //mostra no monitor serial os graus lidos
float temperatura = (tensao)*100; //variável que faz a conversão para graus celsius
Serial.println(temperatura);
if(temperatura < tempPadrao){ //se a temperatura lida for inferior a 20 °C
digitalWrite(2, LOW); //apaga led da porta 2
digitalWrite(3, LOW); //apaga led da porta 3
digitalWrite(4, LOW); //apaga led da porta 4
}else if(temperatura >= tempPadrao+2 && temperatura < tempPadrao+4){ //se a temperatura lida estiver entre 22 ºC e 17 ºC
digitalWrite(2, HIGH); //acende led da porta 2
digitalWrite(3, LOW); //apaga led da porta 3
}else if(temperatura >= tempPadrao+4 && temperatura < tempPadrao+6){ //se a temperatura lida estiver entre 24 ºC e 15 ºC
digitalWrite(3, HIGH); //acende led da porta 3
}else if(temperatura >= tempPadrao+6){ //se a temperatura lida for maior do que 26 ºC
digitalWrite(3, HIGH); //acende led da porta 3
digitalWrite(4, HIGH); //acende led da porta 4
}
delay(1);
}
Portuguese version:
Olá pessoal, sou novo no Arduino https://flaviobabos.com.br/arduino/ e queria que vocês verificassem meu projeto que fiz para checar a temperatura de uma pessoa está correta. O Arduino é uma plataforma open source e possui uma IDE para programação, certo? Visto isso, eu usei 3 leds para indicar como a temperatura está aumentando e usei uma comunicação monitor serial para acompanhar exatamente a temperatura da pessoa. Eu usei um sensor tmp36, mas sei que esse não é o sensor de temperatura mais preciso para encontrar no mercado. Por causa disso, eu queria algumas indicações de melhores sensores para usar em vez do TMP36? Obrigado pelas respostas …
O código é o enviado acima.